sexta-feira, 29 de junho de 2007

Echelon. O fim da privacidade?

Todos nós conhecemos alguém que tem uma teoria da conspiração qualquer para contar. Agora é a minha vez.

Existem centenas de histórias que têm como base o fenómeno do Big Brother (do livro Nineteen Eighty-Four de Eric Arthur Blair), entidade tecnológica que, ao serviço de um estado totalitário, controla o mais ínfimo pormenor da vida de todos os humanos. O Big Brother do nosso mundo tem nome, Echelon. Este sistema foi fundado secretamente através de um pacto secreto entre E.U.A., Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia e tem como objectivo filtrar toda a informação (Internet, Fax, telemóvel...) que circula no mundo. Para os mais cépticos, fiquem a saber que uma operadora de telemóveis pode saber a nossa posição no globo, bastando apenas que tenhamos o telemóvel ligado. Como é que isto é possível? A N.S.A. (National Security Agency) dos E.U.A. construiu em vários pontos do globo super antenas ligadas aos vários satélites existentes. Toda a informação que fazemos circular seria filtrada por estas super antenas ligadas a super computadores. Imaginem que diziam Al Qaeda ao telefone e um alarme num super computador tocaria. Tudo isto não passaria de mais uma teoria da conspiração se não fosse o facto de surgirem várias fotos dessas supostas antenas na Internet. Depois de pedidas as explicações sobre a função das antenas, as respostas nunca surgiriam. A imagem seguinte é de uma dessas supostas antenas.




Até agora, apenas uma história. Investiguei mais... Para quem tem o Google Earth, insiram as seguintes coordenadas:

Latitude 54° 0'29.37"N

Longitude 1°41'37.66"O

o que vão ver é isto,


Esta instalação no Reino Unido, supostamente tem várias dessas super antenas. Muito X-Files, mas acredito que, onde há fumo, há fogo. Deixando os rumores de parte, a Electronic Frontier Foundation processou em Janeiro de 2006 a AT&T por supostamente esta operadora de telecomunicações pactuar com o Echelon. O caso é explicado aqui: http://www.eff.org/legal/cases/att/ .

Sem mais nada para dizer e com a minha faceta Fox Mulder a vir ao cimo, pergunto isto: Será justificável abdicarmos da nossa privacidade em nome da nossa segurança?

Sem comentários: