terça-feira, 9 de outubro de 2007

Roubados pelos directores de marketing da Fé!

A obra tem que ser entregue hoje, dia 9 de Outubro! Garantia dada pela empresa construtora da nova Igreja da Santíssima Trindade em Fátima. O custo? 80 milhões de euros gastos numa Igreja. A discussão poderia degenerar no tema mais que discutido sobre a existência de Deus, mas não quero fugir ao essencial. 80 milhões de euros é muito dinheiro! Digo já o que estamos todos a pensar: 80 milhões de euros gastos numa Igreja, quando tanta gente precisa de ajuda em todo o mundo. Não sei ao certo, mas aquelas campanhas do estilo "Com 2 euros vacina uma criança em África contra uma doença marada qualquer." fariam muito mais pela humanidade do que um grupo de pessoas dentro de um santuário a lamentar-se das suas vidas não miseráveis. É tudo uma questão de prioridades. Eu não sou santo, nem me meto num avião para ir ajudar criancinhas. Com toda este palavreado fugi ao essencial.

O custo foi de 80 milhões de euros, o DOBRO do custo inicial previsto! Ora, tanta gente a queixar-se de derrapagens financeiras, intransigentes com erros da administração pública (que eu também não admito) e ninguém reclama por causa de 40 milhões de euros a mais gastos numa Igreja? Esqueci-me de outro pormenor, tudo isto à custa do dinheiro dos fiéis. O reitor do Santuário (reparem como escrevo Santuário com letra grande para não faltar ao respeito), Luciano Guerra, afirmou na televisão que os fiéis não se importavam porque a fé se sobrepunha à derrapagem...

40 milhões de euros a mais??? Gastos em:

Actualizações de preços - Alguém me explique o que isto significa nos comentários, sff.

Obras de Arte - Para rezar é preciso estar rodeado de arte sacra? Sempre pensei que rezar fosse diferente de apreciar arte.

10 milhões para um túnel de acesso ao Santuário - Porque é que não fazem um sobre a Praça de Espanha (Lisboa) com acesso para a mesquita? Ou facilitam os acessos para o Templo Hindu ao lado do Feira Nova (Lisboa).

Para os que dizem que Deus me vai castigar, eu respondo:

1 - Se Deus é piedoso e compreende todos, não me vai castigar por eu não acreditar nele.

2 - Se Deus é todo poderoso e consciente, porque deixa milhões de crianças morrer à fome, sede, sida, malária...?

Minha gente, gastem o dinheiro em coisas úteis. Eu vou gastar 500 euros numa PlayStation 3 que é bem mais útil que o Santuário de Fátima. Só que em Fátima ficam com bolhas nos pés, eu fico com bolhas nas mãos...

Sem comentários: